quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Bean (word processor): uma alternativa real

O desenvolvedor do processador de texto Bean acaba de lançar uma nova versão (3.0) com várias melhorias, como: nova interface mais bonita e interativa, gerenciador de múltiplos documentos em uma janela (estilo tabs), suporte a cabeçalho e rodapé, entre outras.

Por muito tempo eu nutri sentimentos contraditórios com o Bean: admirava sua leveza, simplicidade e potencial e por isso queria usá-lo mais frequentemente, mas ao mesmo tempo perdia a paciência cada vez que percebia sua compatibilidade limitada com o formato "padrão" (.doc) -- se comparado com o Open/Libre Office -- e, dentre as funções não suportadas, a ausência de cabeçalhos e rodapés (essencial para mim) que, em última análise, me impedia de usar o Bean.

Agora que foi implementado suporte a cabeçalhos e rodapé estou animado para experimentar mais uma vez esse excelente software e testar como anda a interoperabilidade com formatos proprietários que, de qualquer maneira, pelo que percebo, vem cedendo espaço ao padrão ODF (eu, pelo menos, tenho recebebido cada vez mais arquivos .odt -- e quando recebo um .doc para revisão e devolvo em .odt quase não tenho mais ouvido reclamações do lado de lá...).

Uma outra função muito útil, que já existia nas versões precedentes (2.x), mas foi bastante aprimorada agora é a edição de texto em tela cheia (full screen) (imagem ao lado).

Com ela, você pode se concentrar no que é realmente importante quando escreve -- o conteúdo do texto --, sem se deixar perturbar com detalhes da formatação ou outros aplicativos abertos.

Uma única coisa que me deixou um pouco entristecido é que agora o Bean deixou de ser FLOSS e passou a ser closed source (a partir da versão 3.0), embora tenha sido mantida sua distribuição gratuita sob licença própria.  As versões anteriores (2.x) continuam sendo open source bem como distribuídas gratuitamente.

Fonte: http://www.bean-osx.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário