domingo, 8 de janeiro de 2012

Kopismo: a religião da cópia protegendo o P2P

A Suécia acaba de reconhecer como religião a Igreja Missionária do Kopismo, cujos adeptos passam a se beneficiar de inúmeros benefícios legais para a prática do download.

O Kopismo preconiza as virtudes da cópia eletrônica e do compartilhamento on-line, afirmando que a informação é sagrada.

Embora os detentores de direitos autorais rotulem aqueles que compartilham como piratas, há um grupo considerável de pessoas que, na verdade, consideram a cópia como um ato sagrado.

O movimento poderá se beneficiar indiretamente de um apoio financiero da Suécia, além de oferecer uma maior proteção jurídica aos seus adeptos, graças à garantia constitucional de liberdade de culto.

Anteriormente, as autoridades recusaram duas vezes o pedido do Kopismo, alegando a ausência de rituais oficiais e de meditação.  Mas o estudante de filosofia, Isak Gerson, fundador do movimento, não desistiu.  Preencheu outro formulário -- o que não tomou muito tempo, já que o Kopismo considera CTRL+C CTRL+V símbolos sagrados -- incluindo nos estatutos a meditação sobre informações compartilhadas e o ato de copiar.


Na página internacional do movimento (em inglês) proclama-se:
* All knowledge to all
* The search for knowledge is sacred
* The circulation of knowledge is sacred
* The act of copying is sacred.
Peter Sundle, ex porta-palavra do site The Pirate Bay, explica que na Suécia a liberdade de religião é total, o que significa que nenhuma outra lei se sobrepõe a ela.  Isso quer dizer, por exemplo, que as disposições legais relativas à espionagem de internautas nas redes peer-to-peer não poderão ser usadas se elas interfere no culto ou atrapalha os rituais -- no caso, a cópia eletrônica.

Ele prossegue informando que, em algumas religiões, tudo o que é dito através da confissão  é protegida pelo segredo confessional, não podendo ser revelado pelo pastor.  E que algumas religiões consideram  todos seus membros como pastores.

Para o ex porta-palavra, o estatuto do Kopismo prevê a comunicação P2P entre seus membros (não mais como peer to peer mas como pastor a pastor), o que, em tese, poderia impedir que essa comunicação dos crentes (piratas) fosse escutada por terceiros.

Se isso se confirmar, o movimento -- que atualmente conta com cerca de 1000 membros -- pode conhecer um grande crescimento nos próximos meses.  As afiliações podem ser feitas diretamente pelo site do movimento, por enquanto apenas em suéco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário