segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lexmark S308 no Ubuntu 11.04 (32 bit)

2011 parece ser o ano em que, para além dos servidores e dos laptops de apaixonados pelo software livre e hackers de plantão, o Linux vai vai se firmar como um sistema operacional "das massas".


Isso, claro, através do Android.


Enquanto isso, apesar dos avanços (notadamente do Ubuntu), o desktop-linux ainda é visto com muitas ressalvas pelo grande público, que o tem como difícil ou complicado.


Quando ouço esse tipo de crítica, costumo responder com exemplos práticos, notadamente o processo de instalação de impressoras, que ultimamente tem sido feito de modo automático no Ubuntu (baixando, se necessário, os drivers praticamente sem intervenção do usuário), enquanto no Window ou no Mac exigem a busca manual dos drivers (por CD ou via site do fabricante da impressora).


Mas hoje a história foi diferente.  Mas não por culpa do Linux.


O problema foi a desatenção do pessoal da Lexmark, que fez um pacote de instalação de drivers para Linux com vários erros de digitação e de programação.  E isso foi o suficiente para que o instalador não fizesse seu trabalho, mostrando em seu lugar a seguinte mensagem de erro:


Lua error detected: While parsing install.lua: config/run.lua:1374: attempt to index global ‘ownhership’ (a nil value)


A história completa de quem descobriu o erro você encontra aqui.


Ou confira abaixo os passos necessários para "consertar" o pacote da Lexmark (que mesmo advertida, ainda não corrigiu o instalador e continua disponibilizando em seu site a versão não-funcional):




1. Extraia os arquivos do instalador com o comando:


$./lexmark-inkjet-legacy-wJRE-1.0-1.i386.deb.sh --noexec --keep


(vale notar que os traços que precedem "noexec" e "keep" são duplos)




2. Uma pasta tmp será criada no diretório em uso, com os arquivos do instalador.  Entre na subpasta config com o comando cd tmp/config e, então, abra o arquivo "lua.run" para edição com o seguinte comando:


$sudo gedit lua.run


3. Por volta da linha 1484 encontre a linha onde lê-se:


if tonumber(ownhership[1]) == 0 then
e altere para:


if tonumber(ownership[1]) == 0 then


(apagando "h" supérfluo da palavra ownership) e salve o arquivo.




4. Agora no arquivo startupinstaller.sh da pasta tmp encontre a linha onde lê-se:


FRONTENDS="gtk fltk ncurs"


e altere para:


FRONTENDS="gtk.tmp gtk fltk ncurs"


5. Para finalizar, com o terminal na pasta tmp, execute o instalador com o seguinte comando:


$sudo ./startupinstaller.sh gtk


OBS: cuidado para que a pasta tmp não seja uma subpasta da "Área de Trabalho" ou outra qualquer cujo nome contenha espaços em branco, pois do contrário, ao tentar rodar o instalador receberá uma novo erro:


Unsupported patch version! chmod: cannot access `bin/linux/x86/libc.so.6/libstdc++.so.6/gtk': No such file or directory ldd: bin/linux/x86/libc.so.6/libstdc++.so.6/gtk: No such file or directory ./startupinstaller.sh: 169: /home/fabio/Área\ de\ Trabalho/Lexmark: not found Error: Couldn't find any suitable frontend for your system

5 comentários:

  1. Cara, muito obrigado pelo seu post, me ajudo muito, nossa esta a horas tentando resolver e n conseguia...

    minha impressora é uma lexmark S608... e tava com o mesmo problema, muito obrigado mesmo

    te deixo o meu e-mail para contato luiz_fillipern@yahoo.com.br

    e ja vou favoritar isso aqui :p

    ResponderExcluir
  2. Eba, Luiz Fillipe,

    Bom saber que ajudou. Obrigado pela força e pelo favoritismo!

    F:)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dica, mas estou usando o Mint, e não sei como reaver o arquivo no formato deb.sh. APós fazer o que vc escreveu, não consigo instalar o driver, dando um erro de que a sistema do pacote não bate com o sistema do computador.

    ResponderExcluir
  4. ROdrigo, embora eu também esteja usando o Linux Mint, não tenho mais esta impressora... mas de qualquer forma, os instaladores .deb estão disponíveis no site da Lexmark. Não sei isso te ajuda, mas realmente faz muito tempo que fiz esse "conserto" e agora já não lembro mais dos detalhes. Mas lembre-se: "google is your friend". Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Deu certo só a instalação... pois aqui mostra que tem erro de comunicação com a impressora, mesmo com ela ligada. No OpenSuse ela funciona com o driver fornecido pelo fabricante normalmente, mas com o Ubuntu só o scanner funciona. Imprimir que é bom não. Não entendo o motivo. Só com o Ubuntu que ela não funciona. Nem no 12.04 e nem no 12.10 funciona como deveria.

    ResponderExcluir