sábado, 23 de março de 2013

Nexus 4, Ubuntu 13.04: transferência de arquivos

Dias atrás, sugeri o gmtp para transferir arquivos entre o Nexus 4 e o Ubuntu 12.10 (ou outro linux contemporâneo), já que a atual versão estável do gvfs (1.14) ainda não incorpora o protocolo mtp (não permitindo, assim, o simples acesso via navegador de arquivos).

Mas, depois de utilizar essa solução algumas vezes, não senti muita firmeza: dificuldades de conectar o telefone via USB e, em geral, instabilidade na transferências de arquivos.

Fui buscar alternativas:

Uma que me chamou atenção (detalhada aqui) era usar o PPA para atualizar o gvfs para a versão 1.15, com suporte a mtp.  É fácil de "instalar" e fácil de usar, porque permite usar o nautilus (navegador de arquivos), normalmente, como você faria com qualquer chave/memória USB.  Mas essa alternativa também não se mostrou muito estável.  Procurei mais um pouco.

A outra, que estou usado agora, é instalar o FTP server no telefone, que permite acesso ao cartão de memória, via Wifi, sem cabo USB, através de um cliente FTP (uso e recomendo o FileZilla).  E funciona que é uma maravilha!


Um comentário:

  1. Fantástica solução o FTP. Estava usando o gmtp mas também achei muito instável e recentemente parou de funcionar, o FTP foi bem mais interessante do que o Airdroid para trasnferência de arquivos e ainda usando uma ferramenta que estou acostumado.

    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir