terça-feira, 26 de março de 2013

Ubuntu 13.04 (beta): primeiras impressões

Bom, me rendi à tentação e aproveitei o fim de semana para atualizar para o beta-1 do Ubuntu 13.04 (Raring Ringtail).

A atualização em si transcorreu sem problemas e levou, entre download e instalação, pouco menos de 2h.

Deu pra notar que o sistema ficou mais rápido, em geral, e especialmente no boot.  O Unity também ficou mais veloz.  Pequenos ajustes na aparência deram um novo ar de beleza ao sistema.


Os aplicativos que uso no dia a dia funcionaram sem nenhum problema, incluindo a versão mais recente do LibreOffice (4.0.1.2), os indispensáveis Chrome e Firefox, o amado Thunderbird, e os prazeirosos OpenShot e Asunder (CD ripper).


Uma coisa que me desapontou um pouco é o fato do Nautilus ter perdido a visão "lista compacta" que eu adoro e, particularmente, acho a mais prática de todas.  Com a versão atual -- espero que mudem até o lançamento oficial do 13.04 -- só é possível usar a visão "lista detalhada" ou "ícones", que não são tão práticas, especialmente para alguém que, como eu, gosta de usar a opção de um clique (single click) para abrir arquivos e pastas.

Uma coisa que me surpreendeu positivamente foi a navegação entre janelas do mesmo programa com o clique do mouse no ícone do Launcher, como mostrado na imagem abaixo:


Continua sendo possível o uso do atalho (Ctrl + tecla acima do Tab, que no meu caso é o §) para esse mesmo fim.

O sistema tem se mostrado bastante estável, embora o sistema automático de correções de bugs (em versão bastante aprimorada e integrada ao Lauchpad) tenha trabalhado com frequência, mesmo sem que seja perceptível qualquer problema nas funções do computador.

Por se tratar de uma versão pré-release, há várias atualizações diárias, com correções e aprimoramentos de pacotes, não sendo recomendado seu uso em estações de trabalho.

Para os novos aventureiros interessados, as imagens diárias estão disponíveis nesse site, mas se você já é usuário Ubuntu a atualização pode ser iniciada com um simples comando (via Terminal):

$ sudo update-manager -d

Nenhum comentário:

Postar um comentário