segunda-feira, 11 de março de 2013

Nexus 4 e Ubuntu 12.10

Até pouco tempo atrás, os celulares Android eram conhecidos pela simplicidade na hora de trocar arquivos com o PC:  bastava conectar o cabo USB, talvez escolher na tela do celular a opção "troca de arquivos" ou algo que o valha, e pronto!  A memória do celular aparecia no computador (como uma "chave USB") e você transferia arquivos de um lugar para outro.

Mas o que era fácil está ficando difícil, embora não impossível (veja a solução no final desse post).

Alguns fabricantes estão implementando o MTP - Media Tranfer Protocol, uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft para possibilitar o malfadado Digital Rights Management.  E com isso tem deixado alguns usuários sem acesso à memória do celular via PC...

É o caso, por exemplo, do Nexus 4, que utiliza esse tal MTP, dificultando a vida dos usuários Linux, que são obrigados fazerem várias "manobras" para poderem enxergar no PC o conteúdo do celular.

A Wikipedia diz que o protocolo MTP já (ou será) foi implementado no Linux através do gvfs 1.15.2, mas se você, como eu, usa a última versão do Ubuntu (12.10), deve saber que ainda usamos o gvfs 1.14.0...

Na Internet é possível encontrar vários tutoriais ensinando como montar seu Nexus 4 no Linux.  Eu tentei seguir esse do fórum xda sem sucesso (Ubuntu 12.10), embora outras pessoas tenham conseguido.

Para mim, a solução mais simples -- e eficaz -- foi instalar o gMTP, disponível no Ubuntu Software Center, e usar sua interface gráfica para ter acesso ao cartão de memória do Nexus 4 no Ubuntu 12.10.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu a dica, Tiago. Já ouvi falar do WebDroid, mas acho que nunca usei.
      Nas minhas últimas instalações não tive mais problema com isso, mesmo não instalando nenhum pacote adicional. Acredito que o GVFS (atualmente na versão 1.20, no Ubuntu 14.04) tenha implementado o MTP, como notificado na Wikipedia.
      Apareça sempre.

      Excluir