terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mac OSX: telefones da agenda em grande fonte

Se você usa Mac há algum tempo, provavelmente conhece um recurso muito útil, oferecido nativamente, que mostra os telefones de seus contatos em grandes números, que se sobrepõem aos outros elementos da tela, facilitando a leitura na tela enquanto discamos.

Função do Mac OSX: telefone em tela cheia (via dashboard)

Uma forma, que é minha preferida, é através do Dashboard, widget Address Book (acessível pelo F4 em meu Macbook/08), bastante prático pois basta clicar em cima do número pesquisado (vide  screenshot acima).

Uma outra forma é através do aplicativo Address Book (Contatos), clicando em cima da "categoria" (work, mobile, home, etc.) -- botão à esquerda do número -- e escolhendo, em seguida, a opção "show in large type" .



Muito legal - e útil!

Mas algumas pessoas têm tido problemas com essa função após uma atualização do sistema 10.6.  A Apple foi informada e aparentemente corrigiu isso apenas nos computadores/sistemas mais recentes.  Assim, se seu Mac já tem idade pra falar -- e pedir mais memória RAM, por exemplo -- e ficou na versão 10.6.8 (Snow Leopard), um workaround possível é forçar o fechamento do serviço chamado DashboardClient, o que -- como tudo -- pode ser feito de pelo menos duas maneiras:

1º - Geek style:
Em um terminal digite:
$ killall DashboardClient
e tecle Enter em seguida. (obs: maiúsculas e minúsculas distinguem-se)

"Matando" processo DashboardClient através do Terminal


2º - Human style:
Abra o programa "Activity Monitor", localizado na pasta Utilitários, dentro dos Aplicativos.
Encontre e selecione (com um clique) o serviço DashboardClient, em seguida clique no botão vermelho Quit Process, confirmando "Quit" quando solicitado.

Activity Monitor com processo DashboardClient selecionado

Pronto, agora o recurso volta a funcionar e já é possível ver os números bem grandes, no meio da tela enquanto se disca.

Obs: como isso é apenas um "workaround" (não corrige o problema, apenas suspende o sintoma, assim por dizer), esse procedimento pode ser necessário a cada reinicialização do sistema).

Palavras-chave:  DashboardClient, Mac OSX, large types, Contatos, entire screen, Address Book widget, grandes números, telefone, telephone number, 10.6.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário