quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ubuntu: triângulo vermelho na barra

Se você usa Ubuntu e já andou instalando pacotes fora dos repositórios oficiais, é provável que já tenha se deparado, vez ou outra, um alerta chato -- um triângulo vermelho na área de notificações -- avisando que as informações de atualização estão desatualizadas ou algo do gênero.  Como meu sistema está em inglês, abaixo o aviso neste idioma:
"The update information is outdated. This may be caused by network problems or by a repository that is no longer available. Please update manually by clicking on this item and then selecting 'check for updates' and check if some of the listed repositories fail."
Isso provavelmente ocorre por causa de um repositório desatualizado, adicionado pelo usuário, ou às vezes de forma automática por um programa baixado/instalado da web.


A solução consiste em identificar o repositório e exclui-lo, o que poder ser feito -- como tudo em informática -- por inúmeras maneiras.  Abaixo, 3 2 possíveis soluções, para públicos com familiaridade informática variada, do geek à minha tia.

- Se você é um geek (não deveria perder seu tempo lendo isso, mas já que está....): basta editar o sources.lst, deletando ou comentando as linhas dos repositórios correspondentes.

- Se você é só um ser humano:

Etapa 1: identificando os repositórios com erro

Abra o update-manager e clique no botão "Atualizar", espere o fim; você provavelmente vai receber uma mensagem de erro, como essa abaixo:


Tome nota dos repositórios que estão dando erro.

alternativa via terminal:

Abra um terminal e dê o comando abaixo:
$ sudo aptitude update
e repare nos repositórios que dão erro ou são ignorados.


No exemplo acima, os  extras.ubuntu.com e ppa.lauchpad.net têm problemas

Agora que você sabe onde está o problema, vamos ver como excluir/desativar os repositórios.


Etapa 2: excluindo os repositórios com erro

Vá ao Gerenciador de Atualizações e escolha a aba "Outros Programas" e remova ou desmarque as linhas correspondentes aos repositórios com falha identificados na etapa precedente.



Pronto!  Agora você não terá mais erros na atualização dos seus repositórios e você não mais verá aquele chato triângulo vermelho na barra superior do seu Desktop.

7 comentários:

  1. kkkk...cade a 3 opção....brincadeira ajudou muito o seu topico....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pirata6666, você tem razão... falei 3 mas só dei 2 opções... hehehe, agora nem lembro por que fiz isso. Corrigido!

      Excluir
  2. Deu certo. O meu problema era um repositório do Chrome. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback, Thiago. Postei dia 11 a solução específica para esse problema do repositório do Google-Chrome (que passa pela especificação da arquitetura amd64).

      Confira em http://okcurrency.blogspot.com.br/2016/03/solucionar-erro-no-repositorio-do.html

      Excluir
  3. Tinha tentado corrigir essa mensagem de varias formas mais nada de secesso.
    Tudo bem explicado, valeu!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir