terça-feira, 30 de abril de 2013

Lexmark Pro905 no Ubuntu

Muita gente está tendo problema para fazer algumas impressoras Lexmark funcionar no Ubuntu/Linux.  O post é específico para a minha impressora (modelo Pro905), mas aparentemente a solução serve para outros modelos da Lexmark.

O PROBLEMA:
(Leia abaixo ou vá direto para a solução ao final)

Você baixa o driver do site da Lexmark (que só disponibiliza para Ubuntu até a versão 12.04), instala, instala a impressora, mas na hora de imprimir não funciona.  Aparece um sinal vermelho de alerta em cima do ícone da impressora e ao clicar, no campo status um aviso aparece:
idle .../printfilter has insecure permissions (0100775/uid=0/gid=0)
O problema é que as versões mais recentes do CUPS (v. 1.5 e posteriores) implementou uma um filtro de de segurança:

"Filter security; Filters and backends must now have group write permissions disabled."
A Lexmark, no entanto, não atualizou seus drivers para Linux e, por isso, o CUPS impede a utilização e a impressora não imprimi.
 idle .../printfilter has insecure permissions (0100775/uid=0/gid=0)
Antes disso, liguei para o suporte da Lexmark...  Uma hora no telefone e nada.  Pedi para me enviarem um e-mail com a solução. Veio essa pérola:

"Senhor Fabio, no site da Lexmark nao temos para a impressora Pro905 o driver para sistema operacional Linux - Ubuntu versao 12.10. Pode ser que o senhor tenha instalada a impressora com outra versao e com o cabo usb de certo para imprimir mas ao nao ter o driver correto nao vai poder usar a impressora para imprimir em fio.
A impressora tem a luz acessa como se estivesse instalada sem fio acontece que na rede se encontra instalada com outros computadores pode ser que o sinal chegue mas o problema se encontra com o computador que possue Linux porque nao temos o driver correto."
É claro que o problema não é a versão do meu Linux (Ubuntu 12.10), como eles alegam...

SOLUÇÃO:

basta corrigir as permissões do driver fornecido pela Lexmark, o que pode ser feito com o seguinte comando, no Terminal:

sudo chmod 755 /usr/local/lexmark/v3/bin
Para mim, só funcionou fazendo a correção de permissões antes de instalar a impressora.  mas um simples desinstalar e reinstalar basta.

Pronto, agora funciona normal, graças à comunidade.

Fonte: http://askubuntu.com/questions/237521/12-10-lexmark-s605-insecure-permissions-error

Nenhum comentário:

Postar um comentário