terça-feira, 12 de junho de 2012

How-to: CyanogenMod 7.2 no Motorola Defy

Vou registrar abaixo os meus passos para instalação do CyanogenMod 7.2 rc3 no meu Motorola Defy, que agora ficou muito mais rápido e com várias funcionalidades interessantes, como o compartilhamento da rede 3G via Wi-Fi, como um roteador wireless (wi-fi).

Embora a ideia seja fazer um arquivo pessoal -- mesmo porque existem outros roteiros na rede -- se você encontrar erros ou tiver sugestões, ficaria grato em recebê-las a fim de aprimorar esse "how-to".

(Esse guia é baseado no Guia de Atualização Completa (em inglês) do CyanogenMod Wiki)


Antes de mais nada: backup

Do Cartão Memória:  errar é humano.  O procedimento descrito abaixo, em tese, não apaga os dados do cartão de memória (SD card) do seu telefone, mas sempre é bom ter cautela e fazer um backup dos dados, que pode ser feito com o telefone ligado a um computador, via USB, num simples cole-e-copie.

Dos Aplicativos:  geralmente os aplicativos comprados no Market (atual Play Store) serão automaticamente reinstalados após a atualização desde que você utilize a mesma conta do google.  Para os aplicativos gratuitos será necessário baixá-los novamente.  Pode-se simplesmente fazer uma lista ou, para quem prefira, há aplicativos como o Titanum que automatizam esse procedimento. 

Das Mensagens, Contatos, Etc.:  provavelmente seus contatos estão vinculados à sua conta google e, neste caso, serão automaticamente restaurados após a atualização.  Caso contrário, você provavelmente vai querer fazer um backup dos contatos, juntamente com as mensagens (SMS) e eventuais outros dados que não se encontram no cartão de memória (SD card).  Aplicativos gratuitos como o MyBackup Root , o SMS Backup & Restore e o Call Logs Backup & Restore auxiliam nessa tarefa.


1º Passo:  ganhar acesso root

Alguns tutoriais sugerem esse procedimento através do programa rageagainsthecage-arm5.  Eu não consegui rootear meu Defy por esse modo.  E achei bem mais fácil usar o SuperOneClick, pelo menos para que tem um Windows à mão. 

No seu telefone, ative o USB em modo de depuração via Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento > Depuração USB.  E conecte seu telefone no computador.

No seu computador (Windows), baixe o programa SuperOneClick (download disponível no link acima), descompacte a pasta e abra o programa (não é necessário instalar) com um duplo clique em modo Administrador (clique-direito sobre o icone para abrir o menu com opções).

Na tela abaixo, clique no botão ROOT e espere o processo terminar.


Alternativa para ganhar root sem computador:

Para quem não está com um computador disponível, uma alternativa para ganhar acesso root é o programa GingerBreak, disponível nessa discussão do Fórum xda-developers ou através do Código QR ao lado.

Bastam 3 passos: (i) baixar o arquivo para o cartão de memória do Defy; (ii) habilitar instalação de programas fora do Market (Configurações > Aplicativos > Fontes desconhecidas); (iii) habilitar o modo Depuração USB (Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento > Depuração USB).

Depois é só clicar no aplicativo GingerBreak-v1.20.apk, clicar no botão Root e esperar o processo, que pode demorar até 10 minutos.  Depois, se tudo correr bem, o telefone vai reiniciar e o aplicativo SuperUser vai estar instalado.


2º Passo:  instalando o bootmenu e o ClockworkMod Recovery

Certifique-se de que os seguintes programas estão instalados no seu computador:
- Java Development Kit
- Android SDK

Faça o download da última versão do bootmenu (md5: 33e0f340350f1c12fdda394a07c4e529), descompate o conteúdo e coloque-o em uma pasta de nome bootmenu e coloque-a no raiz do cartão de memória do telefone.

Conecte o telefone ao computador via cabo USB.

Abra um terminal e vá até a pasta platform-tools, localizada dentro da pasta android-sdk (onde você instalou o Android SKD) e digite os seguintes comandos (+ tecla enter ao final de cada linha):








adb shell
su
cp -R /sdcard/bootmenu /data/bootmenu
cd /data/bootmenu
chmod 755 *
./install.sh
rm -R /data/bootmenu



OBS 1:  Talvez seja necessário autorizar o acesso root (clicando no botão Permitir que vai surgir na tela do telefone) logo após digitar o comando su no terminal.

OSB 2: Nesse passo, a Depuração-USB deve estar ligada, mas o cartão de memória (SD-card) não pode estar montado/compartilhado com o computador ou você verá o seguinte erro: cp: /sdcard/bootmenu: No such file or directory

Após o comando ./install.sh, será exibida a seguinte mensagem (indicando o sucesso do procedimento):
Install complate....
Plz.. Reboot now....


3º Passo:  instalando o Cyanogenmod

1. Faça o download da sua versão preferida do CyanogenMod: a versão estável, a experimental ou a da noite passada.  (Opcional: baixe o pacote de aplicativos do Google).

2. Coloque o arquivo cm-7.2.0-jordan.zip na raíz do cartão de memória (SD-card).

3. Reinicie seu telefone do modo ClockworkMod Recovery (após alguns segundos de logo da Motorola, a LED azul pisca -- aperte a tecla Volume (-) logo em seguida)

4. O telefone irá para o ClockworkMod Recovery: use os botões de volume para navegar e o botão de ligar para selecionar/confirmar.

(Opcional RECOMENDADO: escolha a opção backup and restore para fazer um backup do estado atual do seu telefone; se algo der errado você ainda poderá retornar ao estado atual)

5. Selecione a opção Recovery > Custom Recovery

6. Selecione a opção wipe data/factory reset.

7. Selecione a opção wipe cache partition.

8. Selecione install from the sdcard.

9. Selecione choose zip from sdcard.

10. Selecione o arquivo da ROM CyanogenMod baixado (cm-7.2.0-jordan.zip ou outra de sua preferência) e aguarde o procedimento (no final os menus azuis retornarão).

(Opcional:  para instalar os aplicativos do Google, repita os passos 8 a 10 selecionando no fim o arquivo gapps____.zip.)

11. Depois da instalação completar, selecione  +++++ Go Back +++++  para voltar ao menu principal, Advanced > Wipe Dalvik Cache.

12. Volte ao menu principal ( +++++ Go Back +++++ ) e escolha a opção Reboot system now.  Pronto: seu Motorola Defy deve reiniciar com o CyangeMod 7.  Aproveite!

Obs: A primeira inicialização com reconstrução dos Caches poder ser mais demorada (5-7 minutos). Seja paciente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário