Heartbleed Bug, como ficou conhecida, é uma falha existente no software de criptografia de código aberto OpenSSL, largamente utilizada para transmissão de dados (de forma segura) pela Internet, através do protocolo TLS - Transport Layer Security.
Esta falha foi publicamente anunciada dia 7 de abril de 2014, na mesma data em que disponibilizada uma correção para o software OpenSSL, sendo que a maioria dos servidores vulneráveis já implementaram a correção.
Estima-se que esse erro de implementação no OpenSSL deixou 17% dos servidores da Internet (aproximadamente meio milhão de computadores) vulneráveis a ataques, pelos quais um usuário conseguiria "ler" parte da memória RAM nestes servidores, obtendo as chaves privadas do servidor, assim como dados e senhas de usuários.
O xkcd explica, em linguagem simplificada, como essa falha poderia ser aproveitada de forma maliciosa:
A recomendação: troque suas senhas da Internet.
Minha sugestão: passe a usar (se ainda não faz) um gerenciador de senhas. Na prática, em duas palavras, minhas recomendações específicas de aplicativos: se você busca praticidade (e não se incomoda que suas senhas estejam em um servidor de terceiro, ainda que criptografadas), use LastPass; se você busca uma solução de código aberto e quer que suas senhas fiquem apenas no seu computador, use KeePass ou KeePassX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário