Se você usa Ubuntu e gostaria de encriptar um arquivo contendo informações confidenciais, saiba que o sistema já vem com duas ótimas opções para fazê-lo.
A forma mais simples é comprimir um arquivo/pasta com senha.
Comprimindo arquivos |
Na janela que vai abrir (vide imagem abaixo), escolha o excelente programa 7-Zip (7z), no canto superior direito, que permite encriptar arquivos/pastas com senha.
Tela onde se coloca a senha |
Clique no botão "opções", abaixo, para abrir mais opções, onde será possível incluir uma senha para que o arquivo seja aberto.
Arquivo comprimido com senha |
Depois basta clicar no botão "criar" que o programa vai criar um arquivo com o nome escolhido (por padrão, o nome vai ser o do próprio arquivo, acrescido da extensão ".7z", mas se você preferir pode optar por outro nome)
Uma outra opção, recomendada para quem precisa usar criptografia com frequência ou deseja ter maior controle e mais opções, é o gerenciador de senhas e chaves assimétricas (PGP) Seahorse.
Com o Seahorse, que também já vem instalado no Ubuntu, é possível criar uma chave de criptografia assimétrica, usando PGP e depois utilizá-la para criptografar arquivos.