quarta-feira, 27 de março de 2013

Dia da Liberdade dos Documentos


Hoje, 27 de março, se comemora o Dia da Liberdade dos Documentos ("Document Freedom Day"), oportunidade para alertarmos nossos amigos, colegas, familiares, pessoal ou virtualmente, sobre a importância de uso dos formatos abertos:

  •  seja para não estarmos presos a uma só companhia/formato proprietário, que amanhã pode desaparecer e nos deixar sem acesso aos nossos dados;
  • seja para garantir a liberdade de usar e reusar nossos dados da maneira que quisermos ou melhor nos convir, sem ficarmos reféns de decisões impostas por uma lógica meramente comercial que não necessariamente corresponderá às nossas aspirações/necessidades; 
  • seja para garantir a compatibilidade de nossos documentos com equipamentos/programas que venhamos a utilizar no futuro, garantindo assim produtividade e eficiência ao nosso trabalho.
Aproveitem a oportunidade, espalhem a mensagem e colaborem na difusão do uso dos formatos abertos -- por um mundo mais justo e igualitário!

(Mais infomrações a respeito em http://documentfreedom.org.br/)

terça-feira, 26 de março de 2013

Ubuntu 13.04 (beta): primeiras impressões

Bom, me rendi à tentação e aproveitei o fim de semana para atualizar para o beta-1 do Ubuntu 13.04 (Raring Ringtail).

A atualização em si transcorreu sem problemas e levou, entre download e instalação, pouco menos de 2h.

Deu pra notar que o sistema ficou mais rápido, em geral, e especialmente no boot.  O Unity também ficou mais veloz.  Pequenos ajustes na aparência deram um novo ar de beleza ao sistema.


Os aplicativos que uso no dia a dia funcionaram sem nenhum problema, incluindo a versão mais recente do LibreOffice (4.0.1.2), os indispensáveis Chrome e Firefox, o amado Thunderbird, e os prazeirosos OpenShot e Asunder (CD ripper).


Uma coisa que me desapontou um pouco é o fato do Nautilus ter perdido a visão "lista compacta" que eu adoro e, particularmente, acho a mais prática de todas.  Com a versão atual -- espero que mudem até o lançamento oficial do 13.04 -- só é possível usar a visão "lista detalhada" ou "ícones", que não são tão práticas, especialmente para alguém que, como eu, gosta de usar a opção de um clique (single click) para abrir arquivos e pastas.

Uma coisa que me surpreendeu positivamente foi a navegação entre janelas do mesmo programa com o clique do mouse no ícone do Launcher, como mostrado na imagem abaixo:


Continua sendo possível o uso do atalho (Ctrl + tecla acima do Tab, que no meu caso é o §) para esse mesmo fim.

O sistema tem se mostrado bastante estável, embora o sistema automático de correções de bugs (em versão bastante aprimorada e integrada ao Lauchpad) tenha trabalhado com frequência, mesmo sem que seja perceptível qualquer problema nas funções do computador.

Por se tratar de uma versão pré-release, há várias atualizações diárias, com correções e aprimoramentos de pacotes, não sendo recomendado seu uso em estações de trabalho.

Para os novos aventureiros interessados, as imagens diárias estão disponíveis nesse site, mas se você já é usuário Ubuntu a atualização pode ser iniciada com um simples comando (via Terminal):

$ sudo update-manager -d

Microsoft: nova queixa na Comissão Europeia

Não é novidade que o secure boot implementado pela Microsoft através das especificações UEFI (basicamente um padrão de interface entre o sistema operacional e o firmware do hardware) gerou muita polêmica e críticas, especialmente pela comunidade do Software Livre, que entendia a medida como monopolista, já que impedia, em princípio, que o usuário pudesse optar por utilizar um outro sistema operacional em seu computador.

Por conta disso, a Hispalinux, uma associação espanhola que representa os usuários de software livre na Espanha, fez uma queixa contra a Microsoft à Comissão Europeia, que no começo do mês multou a empresa em (US$731 milhões) por descumprimento do acordo no qual se comprometera a oferecer aos consumidores europeus alternativas ao seu navegador de internet padrão.

Para a associação, suposta busca de melhoria da segurança seria apenas uma desculpa para a Microsoft manter seu domínio monopolista no mercado inforático:
"Obtener un equilibrio entre la seguridad, la libertad y la expansión del mercado no es un imposible:  Es de fácil resolución técnica con información y medios; salvo que sean otros los intereses en juego y las intenciones."    (leia o texto completo aqui)


sábado, 23 de março de 2013

Nexus 4, Ubuntu 13.04: transferência de arquivos

Dias atrás, sugeri o gmtp para transferir arquivos entre o Nexus 4 e o Ubuntu 12.10 (ou outro linux contemporâneo), já que a atual versão estável do gvfs (1.14) ainda não incorpora o protocolo mtp (não permitindo, assim, o simples acesso via navegador de arquivos).

Mas, depois de utilizar essa solução algumas vezes, não senti muita firmeza: dificuldades de conectar o telefone via USB e, em geral, instabilidade na transferências de arquivos.

Fui buscar alternativas:

Uma que me chamou atenção (detalhada aqui) era usar o PPA para atualizar o gvfs para a versão 1.15, com suporte a mtp.  É fácil de "instalar" e fácil de usar, porque permite usar o nautilus (navegador de arquivos), normalmente, como você faria com qualquer chave/memória USB.  Mas essa alternativa também não se mostrou muito estável.  Procurei mais um pouco.

A outra, que estou usado agora, é instalar o FTP server no telefone, que permite acesso ao cartão de memória, via Wifi, sem cabo USB, através de um cliente FTP (uso e recomendo o FileZilla).  E funciona que é uma maravilha!


segunda-feira, 18 de março de 2013

TeamViewer adere a Linux

O aclamado software de acesso remoto, TeamViewer, até então disponível apenas para Windows e Macintosh (além, é claro, de versões mobiles para iOS e Android), acaba de ser disponibilizado para a plataforma Linux, em sua versão 8.

A simplicidade de uso, a interface gráfica limpa e sua robusteza estrutural fizeram do TeamViewer, desde longa data, um dos preferidos pelos administradores para gerenciamento remoto de computadores, embora também possa ser usado para vídeo-conferência.


A disponibilização do software para a plataforma Linux, inicialmente em binários .deb (Debian, Ubuntu) e .rpm (RedHat, CentOS, Fedora, SuSe) - todas disponíveis aqui -, é um claro reconhecimento da importância que o software livre vem adquirindo recentemente, em especial, no mundo corporativo.

O TeamViewer é gratuito para uso pessoal e oferece licenças para uso comercial.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Mac OSX Sofwtare Update (Security 2013-001)

A Apple lançou disponibilizou, nesta data, uma atualização para a versão 6.0.3 do Safari, assim como a primeira atualização de Segurança (Security Update 2013-001) para quem ainda está usando as versões Mac OSX 10.4, 10.5 ou 10.6.

Mais detalhes sobre a atualização de segurança podem ser encontradas aqui.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Nexus 4 e Ubuntu 12.10

Até pouco tempo atrás, os celulares Android eram conhecidos pela simplicidade na hora de trocar arquivos com o PC:  bastava conectar o cabo USB, talvez escolher na tela do celular a opção "troca de arquivos" ou algo que o valha, e pronto!  A memória do celular aparecia no computador (como uma "chave USB") e você transferia arquivos de um lugar para outro.

Mas o que era fácil está ficando difícil, embora não impossível (veja a solução no final desse post).

Alguns fabricantes estão implementando o MTP - Media Tranfer Protocol, uma tecnologia desenvolvida pela Microsoft para possibilitar o malfadado Digital Rights Management.  E com isso tem deixado alguns usuários sem acesso à memória do celular via PC...

É o caso, por exemplo, do Nexus 4, que utiliza esse tal MTP, dificultando a vida dos usuários Linux, que são obrigados fazerem várias "manobras" para poderem enxergar no PC o conteúdo do celular.

A Wikipedia diz que o protocolo MTP já (ou será) foi implementado no Linux através do gvfs 1.15.2, mas se você, como eu, usa a última versão do Ubuntu (12.10), deve saber que ainda usamos o gvfs 1.14.0...

Na Internet é possível encontrar vários tutoriais ensinando como montar seu Nexus 4 no Linux.  Eu tentei seguir esse do fórum xda sem sucesso (Ubuntu 12.10), embora outras pessoas tenham conseguido.

Para mim, a solução mais simples -- e eficaz -- foi instalar o gMTP, disponível no Ubuntu Software Center, e usar sua interface gráfica para ter acesso ao cartão de memória do Nexus 4 no Ubuntu 12.10.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Thunderbird & Google Calendar read-n-write 2-way sync

Simply follow this Google instructions, which basically says:

0. install Lightning (add-on) in Thunderbird
then
  1. Open the Sunbird application and select File > New Calendar.
  2. Select On the Network and click Next.
  3. Select the CalDAV format option.
  4. In the Location field, enter [ https://www.google.com/calendar/dav/ [ your Google Calendar ID ] /events ] and click Next.Your Google Calendar ID for your primary calendar is just your email address, but for all other calendars the Calendar ID will be in the form of [ long string of characters]@group.calendar.google.com. You can get the Calendar ID by clicking the down arrow next to your calendar at calendar.google.com and selecting 'Calendar Settings'.
    Be sure to use https in your URL, as an http address will not work.
  5. Enter a name and select a color for your calendar.
  6. In the pop-up screen, enter the following information:Username: This is the complete email address you use with Google Calendar (including the part after the @ sign). If you're using Google Apps, be sure to enter your Google Apps email address.
    Password: This is the password you use to sign in to Google Calendar
  7. Click OK.

Instructions were made originally for Mozilla Sunbird, but also work with Thunderbird+Lightning, although considered an experimental feature.