segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Botões de volume no IBM/Lenovo T60 com Linux

Hoje eu tive a felicidade de adquiri um ThinkPad T60 por um preço bem convidativo.

Fazia um tempo que eu cogitava um laptop usado para poder voltar a desfrutar de uma tela 4:3 que atende bem melhor a função de quem escreve bastante, como eu.

A primeira coisa a fazer foi instalar o Linux Mint 13 (Maya) com Cinnamon.  Tudo funcionou perfeitamente "out of the box", mesmo os botões de volume.  O problema é que eles pareciam controlar um volume à parte daquele que controlamos com o mouse através do "applet" da barra de navegação, além de não ativar a notificação visual do volume na tela.

Mas bastou uma pesquisa rápida no duckduckgo.com para achar a solução:


sudo -i
sudo echo enable,0x00ffffff > /proc/acpi/ibm/hotkey


Correção: a solução acima, de fato, faz os botões funcionarem como esperado, mas não é permanente, isto é, não persiste após reinicialização do computador.

Para uma solução persistente (definitiva), use os comandos abaixo:




sudo gedit /etc/rc.local


e acrescentar a linha abaixo no arquivo de texto aberto


cp /sys/devices/platform/thinkpad_acpi/hotkey_all_mask  /sys/devices/platform/thinkpad_acpi/hotkey_mask


salvar, fechar e reiniciar o computador para que a solução passe a funcionar.

Pronto, agora você verá a resposta gráfica ao usar os botões de volume.

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1328016 (primeira solução - não permanente)
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=11334250 (segunda solução - permanente e definitiva - USE ESTA)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Criar novo usuário no Linux Mint 13 Xfce

Usando há alguns dias esse SO que me parece a melhor opção (custo-benefício) para um velho celeron 450 @ 2,2 GHz com 1GB de ram, percebo faltar ao menu (configurações/sistema) opção para criar novos usuários.

Claro, há sempre a alternativa adduser via terminal...

Mas só porque você usa linux não significa que precisa necessariamente mexer no tal Terminal (ou emulador de terminal como se diz agora).

Então, para quem prefere usar um método mais simples e amigável (gráfico) uma opção é instalar as ferramentas de administração do Gnome (gnome-system-tools), instalado aqui com um clique ou através do Menu > Gerenciador de Programas.

E, depois, é só fazer o resto, tudo a olho nu, sem enfrentar o famigerado modo-texto.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Firefox 16 disponível

A Fundação Mozilla anunciou a disponibilidade do Firefox 16.0, trazendo diversas correções de bugs e algumas novas funcionalidades, como o suporte a web apps.  Todas as novidades estão disponíveis nas notas de lançamento.



No entanto, devido a uma falha crítica de segurança, a havia Mozilla suspendido temporariamente a distribuição da nova versão, que voltou a ser disponibilizada, horas mais tarde, já com a correção efetuada, agora já através do Firefox 16.0.1., disponível -- como sempre -- para Linux, Mac e Windows.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Depois de ter recebido uma crítica bastante dura e inusitada por parte do criador do mais famoso software livre do mundo, a Nvidia -- que recentemente se tornou membro da Linux Foundation --  assegurou que já está trabalhando no desenvolvimento de drivers para suportar suas cartas gráficas no ambiente Linux, embora não tenha deixado claro se seriam drivers open source ou apenas soluções proprietárias.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

LibreOffice 3.6.2 disponível para download


A The Document Foundation anunciou, hoje, a disponibilidade do LibreOffice 3.6.2 com correções e melhorias de estabilidade.  Trata-se da segunda atualização da versão LibreOffice 3.6.

O programa, para Linux, Mac ou Windows está disponível para download aqui.

Se você ainda não conhece o LibreOffice, essa é uma ótima oportunidade para você experimentar essa excelente Suite de Escritório, gratuita e de código aberto, que além de trabalhar nativamente com formatos abertos (ODF) também é capaz de utilizar formatos proprietários como .doc, .docx, .xls, .xlsx, etc.