quarta-feira, 29 de junho de 2011

Android como controle remoto (VLC)

Assistir filmes ou ouvir música do computador é quase obrigatório.

É que hoje quase todo mundo que tem um computador bom ou razoável possui, provavelmente, mais músicas e filmes nele que em qualquer outro lugar da casa. CD, DVD e seus "antigos" players? Nem faz tanto tempo faziam a festa. Hoje parecem antiquados. Burocráticos.

Mas como as telas dos notebooks geralmente são pequenas, suas caixas de som, lástimáveis, o jeito é ligá-los na TV e caixas de som para poder curtir. O problema, é o posicionamento do computador (por exemplo se você tem uma TV LCD ou LED na parede) e o acesso ao menino (levantar toda hora para mudar a música, controlar o volume, etc.). O mouse sem fio ajuda, mas com a resolução alta e a distância, nem sempre é fácil distinguir as pastas/arquivos.

E aí que entram os aplicativos para controlar seu computador através do seu telefone Android, de modo intuitivo e prático, sem precisar instalar qualquer coisa no computador além do VLC -- que se ainda não é, deveria ser seu player-padrão, pois só tem qualidades: open source, multiplataforma, multiformato, leve, interface limpa e funcional.

Só que além de todas essa qualidades, o VLC foi concebido para ser usado em redes, podendo ser controlado à distância.

Eu testei a versão gratuita de dois aplicativos do Android Market: o VLC Remote e o VLC Direct, que se propõem a controlar seu VLC, remotamente, usando sua rede WiFi. Tanto um quanto outro permitem que você, através do seu celular, dê play ou pause no VLC, controlem o volume, avancem ou ou voltem o filme, etc. Claro, as versões pagas trazem diversas outras funções, como controle DVD com todas funções.

Mas o que mais me encantou no VLC Direct é a possibilidade de fazer strem em ambos os sentidos, isto é, tocar no telefone mídias do computador e vice-versa.

Para funcionar, devem ser alteradas algumas preferências do VLC no computador, nada muito complicado. Mostro abaixo como configurar o VLC no Ubuntu.

  1. Claro, antes de mais nada, instale o VLC no seu computador.
  2. Nas preferência do VLC, ativar o botão para "show all", e no menu Interface > Main Interface ative o "HTTP remote control interface" ou correspondente na sua língua.
  3. Adicionalmente, é preciso editar o arquivo /usr/share/vlc/http/.hosts, incluindo o IP do seu Android (ou faixa de IPs) para que seja autorizado o acesso remoto do VLC via http.

Na verdade, segui as instruções do site do desenvolvedor do VLC Remote (embora funcione perfeitamente para o VLC Direct). Para Windows e Mac existe um executável que configura isso automaticamente, baixável deste mesmo site.

Pronto, agora é só sentar e aproveitar!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Motorola Defy com Claro 3G

Com um plano empresarial da TIM recebi um Motorola Defy desbloqueado, rodando Android 2.1-update1, e coloquei logo um chip da Claro, com pacote de dados, para testar. Quase tudo funcionou de cara: o telefone, WiFi, Bluetooth, a fantástica função DLNA, etc.


O problema é que a rede 3G da Claro não funcionava. Logo de cara uma mensagem da Claro pedia autorização para configurar automaticamente o celular para uso da rede, mas uma mensagem em seguida informava que o aparelho não aceitava tal funcionalidade.


Pensei na chatisse de ligar para o 1056 e resolvi googar.


Rapidinho achei um jeito de fazer a configuração manual, sem muito mistério: no menu do telefone, acesse às Configurações --> Redes sem fio e outras --> Redes móveis --> Pontos de acesso --> aperte a tecla menu e escolha Novo APN e, por fim, no insira as configurações abaixo nos respectivos campos:

  • Nome = Claro Dados
  • APN = claro.com.br
  • Proxy = Não definido
  • Porta = Não definido
  • Nome de usuário = claro
  • Senha = claro
  • Servidor = Não definido
  • MMSC = Não definido
  • Proxy MMS = Não definido
  • Porta MMS = Não definido
  • MCC = 724
  • MNC = 05
  • Tipo de autenticação = default
  • Tipo APN = default
Se você usa uma outra operadora (Tim, Vivo, Oi), encontre as configurações aqui.