quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A The Document Foundation disponibilizou, dia 7 passado, a longamente aguardada versão 4.0 da sua suíte de escritório LibreOffice.

A versão 4.0 é um marco nos lançamentos do projeto LibreOffice, contendo algumas funcionalidades novas, assim como diversas melhorias, podendo-se destacar:



  • A função CMIS (Content Management Systems) que permite o armazenamento online com acesso via sistemas ECM, facilitando o compartilhamento de conteúdo.




  • A possibilidade de personalizar de temas via Personnas, como já realizado pelo Firefox (agora denominado "Firefox themes")

  • O uso do sistema Gerrit para facilitar a revisão e aprimoramento de código.

  • Interoperabilidade aprimorada, com a possibilidade de importar anotações Ink, importar e exportar equações matemáticas nativas RTF, bem como anexar comentários a partes de documentos de texto, como parágrafos.









Autalizações Mac OS (Java 13 + iTunes 11.0.2)

Depois de ter reconhecido que alguns computadores de seus funcionários foram invadidos por crackers, a Apple liberou uma atualização do Java (update 13) que, teoricamente, corrige a falha aproveitada pelos malfeitores.

A Apple recomenda a todos os usuários do sistema Mac OSX aplicarem a atualização Java imediatamente, evitando que criminosos possam usar as falhas já detectadas (e ora corrigidas) para invadir seus computadores.






sábado, 2 de fevereiro de 2013

iPod via Rythmbox (playlist)

Gerenciar um iPod usando Linux já foi complicado.

Como não existia (nem existe) iTunes para Linux -- que também não funciona a contento pelo wine --, a solução era usar programas específicos, como o gtkpod, para gerenciar o iPod.

Mas as coisas mudaram  --  e ficaram muito mais fáceis.

Hoje, a maioria dos programas de música (como o Banshee e o Rythmbox, por exemplo) fazem isso de forma nativa bastante intuitiva, como no iTunes.  Outros, ainda, como o Songbird, conseguem gerenciar iPod através de extensões.

Eu, que há 4 meses migrei do OSX para o Ubuntu, tentei pela primeira vez adicionar algumas músicas a um iPod, via Rythmbox, sem nenhuma dificuldade.  Basta arrastar as músicas da sua biblioteca para o iPod (que aparece na barra lateral) e pronto.

A única dificuldade foi a criação de Playlists (listas), que em princípio apareciam no Rythmbox mas não no iPod.

A solução, simplíssima (obtida via ubuntuforums) foi encerrar o Rythmbox primeiro, para somente depois desconectar/ejetar o iPod.

Pronto: agora as listas de leitura (playlists) criadas através do Rythmbox aparecem no iPod.

Enjoy it!